4 min read

3 exercícios de journaling para mudar a sua vida

💡
E hoje a gente já começa a construir o nosso plano! Yes!

No ultimo papo falamos sobre como a parte mais simples do processo de construir nossa vida dos sonhos é a seta.

De forma alguma dizendo que essa parte é fácil. Não é. E nós vamos dedicar vários outros momentos de troca, momentos de reflexão, energia, e recursos nossos na seta.

Mas a parte complicada mesmo é saber pra onde queremos ir.

Parafraseando o Gato Risonho (gênio incompreendido), de Alice no País das Maravilhas:

Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.

Então é por essa primeira reflexão que nós vamos começar: desenhar onde queremos chegar. E pode ser a parte mais complicada, mas é a mais prazerosa também - se nos permitirmos ter real comprometimento (e se divertir!) com essa etapa.

Então para hoje vamos propor três dinâmicas de journaling pra apoiar nessa reflexão:

(Obs: Aqui pra baixo vai ter um template disponível pra ajudar no preenchimento, mas antes vamos discutir um pouco sobre o mindset desses momentos)

Exercício 1: Visualize sua vida dos sonhos.

Aqui o exercício é pensar da forma mais aberta possível. Você pode fechar os olhos e imaginar o que quer vivenciar, construir, conquistar. Como você deseja que sua vida seja no dia a dia, do mais fundamental - família, residência, fontes de renda, até os detalhes mais sutis  - seu escritório, guarda roupas, rotinas, hobbies, sua xícara de café. Tudo conta. Tudo compõe uma imagem e carrega muito mais significado do que a gente percebe quando pensa pela primeira vez.

Por exemplo: Que horas você acorda na vida dos sonhos? Com que pijama? Toma café da manhã em casa? O que você come? Com quem? É um café com smoothie de frutas fit que você toma antes de sair pra correr na rua? Ou uma mesa com jogo americano, xícaras bonitas que você e seus filhos montam de manhã juntos pra tomar um café com calma e conversando?

Tudo. isso. conta.

E aí, registre sempre o que você sente nessa vida dos sonhos. Qual a importância dessas coisas? O que elas significam pra você?

Tudo escrito. Documentado. E claro, a gente sempre pode e deve voltar nisso depois, revisar, atualizar, sonhos são vivos e a gente vai se conhecer melhor a cada dia. Mas precisamos partir de algum lugar. Então, põe no papel.

Se der qualquer bloqueio, você pode fuçar suas pastas no Pinterest. Aposto que sempreeeee tem coisas lá que estavam só esperando esse momento pra serem valorizadas e declaradas como objetivos.

Ah! Aproveitando o passeio produtivo pelo Pinterest, você pode criar uma pasta de ‘Vida dos Sonhos’ e salvar todas essas imagens que provoquem aquela sensação de ‘uau, é isso’ (aquele quentinho no coração com borboletas no estômago de ansiedade boa, sabe?). A gente vai usar muito essa pasta depois.

Exercício 2: Como você imagina sua vida em 5 anos?

Beleza, a gente começou imaginando um ‘B’ bem completo, sem data. Agora pra começar a pensar na concretização disso tudo, vamos definir nossa primeira janela de tempo: 5 anos.

O que, dentre tudo que pensamos, a gente quer já estar vivendo em 5 anos?

Exercício mais simples, e um pouquinho mais assustador.

De novo: Não precisamos ser exaustivos, a gente vai voltar aqui várias vezes (por método mesmo, e porque o plano é nosso e a gente faz o que quiser).

Então bora.

Exercício 3: Quais são as barreiras pra começar hoje a fazer isso acontecer?

Esse aqui é onde o rolê começa a ficar sério.

A gente vai pousar um pouco mais a reflexão e começar a vislumbrar a seta.

O objetivo ainda não vai ser colocar tração, estruturar o plano, programar o relógio pras 5 da manhã (Ufa). É só pra começar a ir vivendo aquela força de atrito inicial que é uma das mais fortes da vida nesse âmbito ‘life design’. A pergunta é meio assim:

Aham, a gente quer tudo isso, e porque ainda não começamos mesmo?

(pelo menos é meio assim que ela soa na minha cabeça, mas de um jeito super construtivo e simpático - que não deixa de ser desafiador)

E a gente vai responder. Com o que sentir no coração haha. E sendo sinceros. A gente vai falar disso mais pra frente, mas é meio que o momento de jogar luz nas sombras assustadoras e mostrar que o ‘monstro’ é uma blusa pendurada atrás da porta, e você que tava louco demais pra perceber.

Vou abrir meu coração aqui no exemplo, vai:

 Objetivo 1: Começar um blog.

   Barreira 1: Criar uma identidade visual para o blog.

     Ação 1 Barreira 1: Escolher cores que gosto.

     Ação 2 Barreira 1: Criar artes bonitas pro blog parecer profissional.

E lá se vão mais 20 horas de pinterest, youtube e muita pesquisa de profundidade sobre o significado das cores e se quero um visual leve ou marcante.

Ai vem o ‘amiga, sério mesmo? kkk você quer convencer quem?’

Realidade: As pessoas com quem eu quero conversar, o porque de querer fazer esse blog em primeiro lugar - a gente conversa 10 minutos e dá vontade de ter dias pra falar disso. Dá vontade de rabiscar parede, de fazer recorrência de agenda, de compartilhar mil trechos de livros, anotações, de fazer cadernos pra gente ver evolução juntos. Ninguém nunca me questionou sobre as cores dos post its nessas conversas, a capa do caderno, ou pediu pra ter um fundo chique na mesa de jantar. Então isso é barreira para o que mesmo?

E isso nos trouxe aqui hoje. É o segundo post. Está postado em um blog lindo? Olha, de forma alguma (na verdade, enquanto escrevo isso, eu ainda nem sei mexer pra mudar o fundo que já veio padrão do blog). Foi assim que eu sonhei que ele fosse? Nope. Mas o quentinho no coração de estar tirando isso do papel e sabendo que era esse papo que eu queria que a gente tivesse, sempre que puder ser útil pra alguém (e é útil pra mim em cada linha que eu escrevo aqui), é assim que eu quero me sentir - na vida dos sonhos, daqui a 5 anos, daqui a 5 dias, sempre. E esse é o MVP que proporciona esse sentimento incrível.

Espero que esses exercícios te ajudem a achar os seus MVPs também, e se não acharmos hoje ainda, tranquilo, temos muitas outras reflexões por ai.

Agora bora começar?

Partiu!

#connectingthedots with:

ModernHealthMonk - 3 Journaling exercises to change your life