4 Reflexões sobre hábitos & força de vontade
Começos de ano sempre vem com novos objetivos, expectativas e muita motivação. E é essencial ter clareza das nossas prioridades e da mecânica de como nossa mente funciona, pra conseguir concentrar nossa energia física e mental de forma que realmente eleve nossos resultados e nossa satisfação durante o progresso.
Pensando nisso, separei alguns conceitos legais pra ter em mente quando refletimos sobre como organizar nossa evolução em direção aos objetivos:
1. ‘Você é o que você faz repetidamente. Assim, excelência não é um ato, mas um hábito.’ Aristóteles
Ou
‘Você não sobe à altura dos seus objetivos, você cai à altura dos seus sistemas’ (a gente ainda vai falar mais sobre sistemas, mas achei que essa frase cairia muito bem aqui). James Clear
2. ‘Motivação é o que faz você começar, hábito é o que te mantém seguindo.’ Jim Rohn
Ou seja: Não adianta estabelecer uma meta e esperar que você acorde todos os dias com a mesma motivação e energia que te fizeram ir aquele primeiro dia pra academia. É estabelecer um hábito que vai fazer com que você consiga manter consistência e ser eficiente do dia a dia.
E falando de eficiência..
3. Esgotamento de Força de Vontade não é um conceito abstrato: ela é real, biológica, e limitada.
‘É possível pensar na força de vontade como um mecanismo de supressão do instinto - é uma maneira de interromper nosso processamento automático para agir de outro modo. Sempre que vivenciamos uma situação na qual é útil inibir nossas inclinações naturais, precisamos usar nossa Força de Vontade para não agir instintivamente.' Josh Kaufman, o Manual do CEO
Dr Roy Baumeister, pesquisador da Florida State University descobriu que a nossa capacidade de utilizar a Força de Vontade com sucesso para tarefas de autocontrole depende de um combustível fisiológico: a glicose sanguínea. Atos de Força de Vontade consomem volumes relativamente grandes de glicose e, quando a glicose se esgota, temos dificuldade de acionar a Força de Vontade para inibir o comportamento. É por isso que é difícil resistir a devorar uma taça de sorvete às 20h30 quando você está fazendo dieta - a essa altura, seu estoque de Força de Vontade já se esgotou há um bom tempo.’ Esgotamento de Vontade, Josh Kauffman
Nota complementar: legal conectar com o porquê de muitos médicos e nutricionistas alertarem cuidados e contraindicações sobre dietas restritivas de carboidratos. A glicose é o principal combustível do nosso cérebro. Ah, e também explica o stress decorrente da privação de doces e carboidratos simples em começos de dieta.
E o que fazer com isso?
Duas sugestões rápidas sobre como contornar o Esgotamento de Força de Vontade:
_ Reduza a quantidade de decisões que você precisa tomar em um dia, e escolha em quais dela você realmente deve e quer gastar energia: Toda decisão conta, e é por isso que pensar sobre nossos hábitos é tão importante. Que roupa você vai usar hoje, o que vai comer no café da manhã, que horas vou fazer exercícios físicos. Todas essas decisões estão consumindo força de vontade.
_ Prepare seu ambiente e ‘automatize’ decisões: Se você não quer perder tempo e energia de manhã escolhendo a roupa que vai usar, pode deixar pré definidos quais são 3 looks que você se sente bem e servem para a ocasião, e alternar entre eles ao longo da semana. Se quer comer mais saudável, sua casa deve ter opções saudáveis e práticas à disposição, e, na medida do possível, não ter opções não-saudáveis em fácil acesso.
Sempre mais fácil dizer do que fazer, claro. Mas ter consciência sobre possíveis técnicas pode ajudar a observar e aproveitar oportunidades no seu dia a dia 🙂
4. Estabeleça prioridades - a ordem importa.
Eu quis falar de Esgotamento de Força de Vontade hoje porque ando pensando nisso quase todos os dias nos últimos meses quando penso sobre objetivos.
Os livros sempre falam pra gente focar em adotar consistentemente um hábito antes de seguir para o próximo da lista. Não sei você, mas eu tenho grandes dificuldades em seguir essa recomendação, e claro que muitas vezes isso sabota o rolê todo.
MAS. Tenho exercitado uma estratégia que achei interessante, que também pode ser interessante para quem curte entrar em mais de um BO por vez.
Como esse post já está longo demais por hoje, eu vou terminar só com uma reflexão pra te convidar a testar comigo nas próximas semanas:
Se eu tenho quatro objetivos:
- Estudar mais e escrever mais posts. - Hábito: Escrever todos os dias.
- Comer mais saudável. - Hábito: Comer legumes e verduras uma vez por dia, todos os dias.
- Fazer exercícios físicos. - Hábito: Fazer exercícios físicos 4 xs por semana.
- Economizar dinheiro. (…)
A ordem dos fatores importa. Porque no fim do dia, sua Força de Vontade é limitada, você é um ser humaninho dando o seu melhor, e não dá pra ser tudo o tempo todo. Mas as vezes a gente quer tentar, né?
Então minha reflexão tem sido: escolha suas batalhas. Cheguei exausta em um fim de dia, qual dos meus hábitos é o mais importante de garantir?
Se eu fizer exercícios e dedicar tempo para estudar, tudo bem que comer mais saudável seja pedir um delivery fit ao invés de cozinhar?
Ponto importante: Esse tópico veio por último também por um motivo. Certo certo mesmo é a gente estabelecer um hábito por vez, até que eles se tornem consistentes no nosso dia a dia, e com isso condicionar nosso cérebro pra que tomar essas decisões seja cada vez mais automático. Mas eu acredito que uma abordagem mais flexível também possa ter seus méritos, e que vale a pena testar. Bora?
#connectingthedotswith
_O Manual do CEO - Josh Kaufman
_ Hábitos Atômicos - James Clear