Equilíbrio de foco..
Oie. Tudo bem por aí? 😊
Faz um tempo que ressurgiu a urgencia de voltar a escrever aqui, por muitos motivos.
E claro, como tudo que importa quando combinado com alguma ansiedade, a gente começa a ensaiar em volta de dar qualquer passo, e acaba enrolado nas próprias boas intenções.
Pois bem. Estava eu procrastinando produtivamente e cuidando da minha vida, quando uma inspiração esbarrou em mim. Esbarrou mesmo. Em um vídeo despretencioso (pra não dizer aleatório mesmo), de assuntos triviais - ela literalmente estava falando sobre o desenho de sobrancelhas dela, a seguinte frase foi proferida e simplesmente parou minha mente:
‘Cause thats what happens, you get really focused and then.. lose perspective.'
‘Porque é isso que acontece, você fica muito focado e aí.. perde perspectiva.’
E aí PUUUUUUUUF. Um milhão de coisas estalaram ao mesmo tempo.
E eu tive que correr com tudo o que estava fazendo pra vir dividir o pensamento aqui com você. Porque vai que você está em uma situação parecida?
A gente começa o ano, ou algum outro ciclo, cheio de planos. Missões, objetivos, desenhos de planejamento, habit trackers e agendas novinhas. Ai se depara com algum período agitado qualquer: uma mudança, um novo projeto, um relacionamento, qualquer coisa. E do nada, 3 meses se passaram. Ninguem preencheu os controles de hábito, ninguém fez o que se comprometeu a fazer, ninguém está comemorando ter começado 3 meses atrás e já sentir algum avanço.
Foco, mas não necessariamente do jeito bom. Você foi engolido mesmo.
E um ponto importante (pelo menos pra mim) é o 'não necessariamente’. Porque talvez seja totalmente justificado e você focou em algo bom, que está gerando bons frutos. Mas se você se afastar uns metros, e observar o quanto avançou, era pra lá que você queria ir?
É isso que precisa ser claro quando a gente fala de perspectiva, e o possível perigo de perdê-la no meio do caminho.
Volta pra quando conversamos de ‘Você precisa pensar nas grandes coisas enquanto faz as pequenas coisas, pra que no fim todas as coisas andem na mesma direção’
(livre tradução de como minha memória lembrou agora).
Então por hoje era só isso que eu queria dividir. E eu queria pensar hoje, e escrever hoje, e postar hoje, pra você também poder refletir sobre isso hoje.
Volta nos seus planos, volta na sua big picture de vida, moodboard, sumone (ai os neologismos) os caderninhos. Volto no próximo post com ferramentas pra gente colocar tudo de volta nos trilhos. E claro, ansiosa pra saber como você faz isso também.
Não adianta escalar rápido se você estiver subindo a montanha errada.
Então ficamos assim, tá? Até breve!
##connectingthedots with:
Hannah Louise Poston (musa geradora da inspiração que não me deixou ir dormir sem escrever) - Obs. A frase veio em um momento inusitado, mas ela é incrível, recomendo.
Foto de Luke Ellis-Craven na Unsplash