4 min read

Você está satisfeito com o tamanho dos seus sonhos?

Você está satisfeito com o tamanho dos seus sonhos?

E aí, você já tem as imagens mentais do que quer conquistar? Que estilo de vida quer ter, que experiências quer viver? Com o que sucesso se parece para você?

Nós só conseguimos querer o que acreditamos que podemos ter.

Pensei trazer uma reflexão rápida de uma coisa que estive lembrando essa semana..

Sempre que um indivíduo ou uma empresa decidir que o sucesso foi atingido, o progresso para.

Thomas J Watson, ex-presidente da IBM

O princípio origem de onde tirei esse assunto fala sobre Conservação de Energia, e ele basicamente explica que o ser humano de modo geral tem ‘tendências preguiçosas’. Explico: - O ponto aqui é que nós instintivamente, por razões de sobrevivência mesmo, vamos ter tendências a economizar energia quando não nos consideramos em situação de perigo (ou seus análogos contemporâneos).

Agora entra em cena outro conceito legal: ‘A menos que um Nível de Referência seja violado, as pessoas em geral irão Conservar Energia, deixando de agir’. Se você já foi um adolescente com uma mãe com mania de limpeza (ou, na linguagem delas, minimamente limpa), com certeza vai se familiarizar com essa situação: sua família acabou de jantar e a louça de hoje é sua. A seu ver, seria perfeitamente normal limpar a cozinha daqui a algumas horas, mas para a sua mãe, o limite de tempo que uma pia pode permanecer bagunçada é de pouco mais de 40 min após a refeição - e olhe lá. Já sabe, né? O Nível de Referência dela em relação à bagunça é muito mais rigoroso que o seu, e ela vai te deixar louco até que uma ação seja tomada para regularizar a situação de limpeza daquela pia.

Mas o que isso poderia remotamente a ter a ver com o nosso planejamento de vida? tudo.

Se você não achar que sua casa está bagunçada, provavelmente não fará nada para deixá-la mais organizada. Se você não achar que tem nada errado com o quanto você ganha, talvez não se sinta suficientemente motivado a aumentar sua renda. Se achar que viaja o suficiente, que passa tempo o suficiente com sua família e amigos, que trabalha por uma quantidade ok de horas por semana, provavelmente não vai se sentir particularmente estimulado a mudar esse cenário.

Mas e se as pessoas a sua volta trabalhassem menos horas por semana? Fizessem viagens frequentes com a família para diferentes lugares do mundo? E se ganhassem o dobro do seu salário, trabalhando em coisas que as movem de verdade?

A gente não está falando de se comparar com vidas de Instagram, não é esse o ponto. (Definitivamente não, mas a gente fala disso outra hora). A questão é: saber que é possível ser mais do que somos hoje,  revisar nossa propria definição de sucesso, faz o nosso cérebro passar a considerar aquilo como uma possibilidade, que talvez você nunca tivesse pensado antes. E a partir desse momento, as coisas na nossa cabeça mudam, e novos caminhos passam a ser explorados pelo nosso cognitivo para achar formas de fazer as coisas acontecerem.

E ai entra o ponto todo sobre esse nosso papo:

Fontes de informação que violam seus níveis de referência são excelentes maneiras de levar à ação.

Josh Kaufman - O Manual do CEO

Participar de ambientes que te energizem, interagir com pessoas que te inspirem, viajar, ler, conversar com pessoas diferentes, viver experiências diferentes. Tudo o que a gente tem contato acaba compondo nosso repertório de possibilidades, opções. E muda o que a gente entende como objetivos, sucesso, traz novos frios na barriga de coisas que a gente vai descobrindo que nos motivam.

Walt Disney já disse que ‘se você pode sonhar, você pode fazer’. Então a gente precisa começar imaginando, certo?

Nosso exercício do dia, só pra manter a energia em alta:

_ pense em 3 a 5 fontes de informação que tem influenciado o que você já selecionou pra compor sua vida dos sonhos (pode ser qualquer coisa. Uma viagem, revista, um passeio, uma cena, livro, pessoa).

_ escolha pelo menos outras 3 fontes que você gostaria de explorar pra ir além e abrir ainda mais sua mente para possibilidades a serem exploradas, e se planeje pra ter contato com elas na próxima semana.

Se eu puder dar algumas sugestões de inspiração:

_ Marque um almoço em um restaurante que esteja há tempos com vontade de ir. E observe tudo sobre esse passeio: como você se sente, o que você vê, com que frequência você gostaria de ter experiências como essa, o que mais você gostaria de conhecer a partir daqui? (Viagens são incriveis pra esse propósito também, e eu já colocaria alguma no planejamento, mas não conta pra esse exercício a não ser que você faça essa semana!)

_ Marque um passeio alternativo só pelo prazer de fazer essa ‘pesquisa de campo’ pessoal: um museu, uma livraria, um parque, um shopping diferente, um barzinho, um café.

_ Se algo na sua vida dos sonhos envolve empreender, eu colocaria na lista visitar algum espaço que se aproxime do que você gostaria de construir. Exemplo: Se você sonha em ter um salão de beleza, porque não visitar um salão que você sempre admirou de longe? Vale pra qualquer estabelecimento físico. Se sonha em iniciar um projeto de impacto social, pode descobrir espaços que as pessoas que você gostaria de apoiar frequentam e se sentem bem.

_ Dica de livro: A Startup de $100 é um livro que eu acho absolutamente genial em abrir nossa mente pra como tudo pode potencialmente ser um negocio / fonte de renda, e compor nosso board de vida dos sonhos.

Ah, e claro: E escreva tudo o que puder sobre como essas coisas fizeram você se sentir. Se teve ideias, se se sentiu motivado, se provocou indignação construtiva, tudo.

Partiu? :)

#connectingthedotswith

_O Manual do CEO - Josh Kauffman